Acessibilidade

Acessibilidade na Web visa assegurar que pessoas com deficiência sejam capazes de usar a Web. Significa, de forma concreta, uma Web projetada de modo a que estas pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de uma maneira efetiva, bem como criar e contribuir com conteúdos para a Web.

Existem milhões de pessoas com deficiência que infrentam restrições diárias no acesso à web. Atualmente a grande maioria dos Web sites têm barreiras de acessibilidade que dificultam ou mesmo tornam impossível o acesso dessas pessoas a sites e portais. Se os Web sites e Web softwares, porém, forem projetados com acessibilidade, estas pessoas poderão usar os sites efetivamente.

A Web exerce um papel crescente e de suma relevância nas áreas de educação, negócios, comércio, governos e recreação. Uma Web acessível e que permita a participação de pessoas com deficiência na sociedade é fundamental para proporcionar oportunidades iguais para todos nas diversas áreas.

Uma inovadora forma prática e sem custos para o desenvolvimento de sites, hoje, se dá por meio da utilização de gerenciadores de conteúdo. Existem diversas ferramentas do gênero, como Joonla, Wordpress, Drupal, sendo este último o mais acessível, tanto no acesso para visitantes quanto nas páginas de administração.

Por conta disso, o Mundo Cegal optou por desenvolver seu portal em Drupal, uma plataforma dinâmica que permite a webmasters publicar, gerenciar e organizar uma grande variedade de conteúdo, sem a necessidade de conhecer linguagens de programação. Integra muitos dos recursos populares de sistemas gerenciadores de conteúdo, blogs, ferramentas colaborativas e software de comunidades baseada em discussões em um único pacote fácil de usar. Como um projeto de código aberto mantido e desenvolvido por uma comunidade, o Drupal é livre e grátis para download e uso.

Por ser o gestor de conteúdos mais fiel às normas internacionais de acessibilidade, o Drupal é, hoje, o mais utilizado em sites de e para pessoas com deficiência, como o portal da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiências – www.pessoacomdeficiencia.gov.br, Bengala Legal – www.bengalalegal.com, Organização Nacional de Cegos do Brasil - www.oncb.org.br, entre outros.

Por meio de um sistema de administração totalmente em português e que pode ser acessado e gerenciado exclusivamente via web, é possível criar uma simples página, site, blog, ou até mesmo um portal repleto de recursos. E o melhor: Tudo isso com total acessibilidade aos leitores de tela.

Uma grande limitação da pessoa cega no momento de desenvolver e manter um site, era relativa a estética visual. Combinações de cores, disposição de elementos na tela, organização do layout, entre outras, eram preocupações que só poderiam ser eliminadas com o auxílio de uma pessoa vidente. Com o Drupal, todos esses problemas foram eliminados. Esta plataforma já possui uma enorme variedade de temas visuais prontos, o que nos permite experimentar diversos layouts, tendo a certeza, entretanto, de que todos apresentam-se de uma maneira segura e esteticamente razoável.

Confira abaixo alguns atalhos de navegação com acessibilidade por meio de leitores de tela que podem ser utilizados neste site. Os atalhos a seguir funcionam de maneira efetiva nos leitores JAWS e NVDA. Demais tecnologias ainda não contemplam o respectivo padrão de navegação acessível.

Listagem de teclas de atalho

  • Tabe - Navegação por links e itens de formulário.
  • H - Navegação por títulos de cabeçalhos.
  • F - Navegação por itens de formulários.
  • B - Navegação por botões de formulários.
  • G - Navegação por gráficos.
  • T - Navegação por tabelas.
  • L - Navegação por listas.
  • I - Navegação por itens de listas.
  • • N - Navegação por textos.
  • CTRL+Insert+tecla - Listagem dos elementos das teclas.
Conheça mais sobre o Drupal aqui.