Campanha #PraAtivarAD divulga formas de ativar o recurso da audiodescrição na televisão

Submitted by Diniz on ter, 06/20/2017 - 10:52

Uma grande dificuldade dos usuários da audiodescrição é no momento de ativar a AD na televisão. Não existe uma sequência lógica e pronta de procedimentos, já que a variedade de marcas e modelos de aparelhos de TV, controles remotos e recepções de TV, é imensa. Nesse sentido, a audiodescritora Flávia Machado nos convida  a compartilhar com outras pessoas como ativar a audiodescrição na televisão.

Com um canal no Youtube e uma Hashtag, a #PraAtivarAD, ela propõe a produção de uma gama de vídeos tutoriais, os quais podem auxiliar de alguma maneira outras pessoas a ativarem a AD nas suas casas.

"Eu fiz um vídeo usando um exemplo de como ativar a AD em um modelo de TV Samsung e acredito que outras pessoas poderão ativar a audiodescrição seguindo esses passos ou buscando modos específicos nos seus televisores", conta Flávia.

O vídeo pode ser gravado de forma amadora. Algumas orientações simples, entretanto, devem ser observadas, para que o material alcance o objetivo proposto. Basicamente, o vídeo deve ser curto (1 a 2 minutos) e as imagens gravadas devem mostrar a tela do televisor e o controle remoto.

1) Fale seu primeiro nome, a cidade e estado de onde está falando.
2) Conte o tipo de recepção da TV (sinal digital aberto ou se é tv por assinatura e neste caso qual operadora).
3) Agora é hora de falar o passo a passo de como ativar a AD usando o controle remoto (da TV ou do conversor da operadora de TV por assinatura), navegando ou não por menu de configuração.
4) Não se esqueça de descrever a localização, no controle, dos botões utilizados. Ex.: O terceiro botão da coluna da direita.
5) Por fim, diga a seleção do canal de áudio que tem a AD.

Lembre-se que quanto mais claro e objetivo for o seu vídeo, melhor será a compreensão de quem irá assistir.

Há duas formas de publicar seu vídeo: ou em seu próprio canal no Youtube, se você tiver um, ou enviar para que a Flávia publique no canal PraAtivarAD. Se você optar por publicar no seu canal, envie o link do vídeo para praativarad@gmail.com. Ou então, envie o vídeo completo que ela posta no canal PraAtivarAD no Youtube, com os seus créditos.

Link do primeiro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PTrkd9K-zxs