Áudios de eventos

Aqui você pode baixar e ouvir os áudios de todos os eventos transmitidos pela antiga Rádio Mundo Cegal. A Rádio foi descontinuada em razão das mudanças trazidas por recursos mais viáveis, como por exemplo o Youtube. À propósito, visite o canal do Mundo Cegal no Youtube.

Oficina de navegação com NVDA

Baixe e ouça a oficina na íntegra!

Considerando que diversos recursos, tais como compra on-line, redes sociais, pesquisas, etc., estão disponíveis por meio da web, a TECNOBLIND, na intenção de difundir os recursos de acessibilidade inerentes aos leitores de tela, bem como aos padrões internacionais de acessibilidade do W3C, promove a primeira oficina gratuita e on-line de navegação acessível com NVDA no dia 10/12/2016.

A oficina ocorreu por meio da ferramenta Teamtalk e os participantes baixaram, instalaram e configuraram o aplicativo para acessarem a sala virtual da oficina. Foi oferecido, anteriormente ao evento, todo o suporte para que cada inscrito pudesse configurar adequadamente esta aplicação e participar efetivamente do evento.

Oficina sobre Playroom

No dia 22 de julho de 2016 a Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo de Goiânia promoveu uma oficina sobre o Play Room, uma plataforma de jogos para pessoas com deficiência visual. A oficina foi ministrada por Gleibson Pereira Silva e transmitida ao vivo pela Rádio Mundo Cegal. À baixo, você pode baixar e ouvir na íntegra.

Baixe e ouça a oficina sobre PlayRoom

Fórum de Mulheres da ONCB

A Organização Nacional de Cegos do Brasil - ONCB, aspirando investir na formação política de lideranças femininas, no território brasileiro, realizou o I FÓRUM BRASILEIRO DE MULHERES COM DEFICIENCIA VISUAL, com o tema “O EMPODERAMENTO E O PROTAGONISMO DAS MULHERES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO BRASIL”.

O Fórum foi realizado na cidade de São Paulo - SP, no período de 12 a 14 de maio do ano de 2016, com uma programação técnica de 20 horas presenciais, para um público alvo de 40 mulheres com deficiência visual

O I FÓRUM BRASILEIRO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA VISUAL aconteceu no auditório da Fundação Dorina Nowill para Cegos, filiada à ONCB, situada na rua Dr. Diogo de Farias, 558, próximo ao hotel de hospedagem, qual seja Hotel Green Place situado na Rua Dr. Diogo de Farias nº 1.201.

Baixe e ouça as palestras e discussões

 

Educação da pessoa com deficiência visual

O Grupo Universitário Uninter, em parceria com o Instituto Paranaense de Cegos, promoveu no dia 06/05/2016 o seminário "A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. O evento foi integralmente transmitido pela Rádio MC, com o imprescindível apoio do Daniel Massaneiro.

As pessoas com deficiência visual ainda não conseguiram uma educação escolar de qualidade. Sem uma educação efetivamente de qualidade, com todas as devidas e necessárias condições de acessibilidade e recursos humanos preparados, a enorme maioria dos alunos matriculados nas escolas públicas e particulares, continuarão nos bancos escolares sem as garantias dos seus respectivos direitos plenamente atendidos.

 

Baixe e ouça as palestras e debates

A legislação e a leitura

O evento foi promovido pela Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná no dia 05/05/2017 e, abaixo, você pode baixar e ouvir a todas as palestras.

Entre Discursos e Práticas de Inclusão

O Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais da Uninter e o Instituto Paranaense de Cegos promoveram uma noite de palestras voltadas a inclusão social.

Na ocasião, três palestrantes renomados - profissionais cegos , abordaram o tema “Tecnologias Assistivas: entre discursos e práticas de inclusão”, de acordo com o que vivenciam todos os dias.

Baixe e ouça as palestras e discussões

Turismo Acessível

De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, mais de 45 milhões de brasileiros tem alguma deficiência. Destes, 6.582.000 tem deficiência visual e essas pessoas também viajam, se divertem, embora a sociedade ainda não enxergue na pessoa com deficiência a potencial capacidade para o consumo, o turismo também faz parte de seu cotidiano, pelo que a preocupação com acessibilidade tem sido cada vez mais frequente em hoteis, restaurantes e demais locais públicos e os quais recebem turistas.

A Tecnoblind, com o desiderato de incentivar a discussão sobre o assunto, promoveu , em 13/02/2016 (sábado), às 16h, seu segundo seminário on-line, dessa vez sobre a temática do turismo acessível para pessoas cegas e com baixa visão.

Baixe e ouça todos os momentos deste evento.

Protagonismo no Trabalho

Acaba de surgir uma Organização Não Governamental que pretende atuar em todo o Brasil, via internet, oferecendo cursos à distância, atuando na defesa da acessibilidade na Web e promovendo eventos periódicos com assuntos relativos à deficiência visual. É a TECNOBLIND. Venha conhecer!

Sabemos que ainda há muito por fazer no contexto da pessoa com deficiência visual no trabalho. A resistência das empresas, ausência de acessibilidade no ambiente laborativo e a falta de preparo dos gestores são assuntos que carecem de ampla discussão e aprimoramento.

Após as palestras e discussões, a Diretoria da TECNOBLIND promoveu um cafezinho virtual onde foram apresentados os objetivos da entidade e colheita de idéias e sugestões para a nossa atuação. A interação com as pessoas com deficiência visual é fundamental para a evolução das ações da Tecnoblind.

Baixe e ouça as palestras e discussões desse evento

Empreendedorismo da pessoa com deficiência visual

Analisando o momento crítico da economia pela qual atravessa nosso país, que reflete nas instituições da sociedade civil que militam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e no controle social, consideramos pertinente momentos de reflexão e formação que nos permita avançar na busca de novas estratégias, que nos permitam caminhar rumo a sustentabilidade, e criação de novos mecanismos de geração de emprego e renda.

Vivemos um paradoxo marcado pelo avanço individual de cidadãos cegos e com baixa visão, no que se refere a melhores condições de formação, e ao mesmo tempo baixa oferta de emprego formal. Olhando para nossas entidades de e para cegos, o cenário é bastante parecido, pois encontramos organizações que avançam na qualificação de sua estrutura política, porém com reduzidas alternativas de sustentabilidade.

Entendemos que organizar um evento nacional abordando, especialmente, questões referentes à sustentabilidade para as entidades, e geração de emprego e renda para pessoas cegas e seus familiares, mais do que os ganhos formativos, pode se configurar em uma possibilidade concreta de viabilização de troca de experiências, e identificação de novos negócios e soluções de geração de receitas. Levados por essa reflexão a ONCB realizou o CURSO PROTAGONISMO E EMPREENDEDORISMO: O MOVIMENTO DE CEGOS DO BRASIL RUMO Á CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PATAMAR DE EMPODERAMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO.

O conteúdo programático teve como foco: A importância do empreendedorismo para a promoção da autonomia e da sustentabilidade dos indivíduos e de suas organizações; Empreendedorismo digital: e-Commerce, EAD, e aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis; Empreendedorismo com base nos princípios da economia solidária: casos de sucesso; Elaborando o plano de negócios: Metodologias, desafios e possibilidades; Oficinas de trabalho com exercícios práticos considerando as abordagens e demonstração de soluções sugeridas; Momento destinado para construção de parcerias e apresentação de pactos e estruturação de redes, dentre outros.

Baixe e ouça tudo o que aconteceu no evento

Palestras
Entrevistas

I Forcomdef

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Joinville-SC promoveu, na data de 7 a 9 de abril de 2015, o 1º FORCOMDEF - Fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O objetivo foi o de levar ao conhecimento dos conselheiros de direitos e ao público alvo em geral, um aprofundamento das legislações, normas técnicas e instrumentos, de forma a tornar suas ações de efetiva aplicabilidade, que tem como finalidade a proposição de políticas públicas, a fiscalização das ações desenvolvidas pelo município, a orientação às entidades, às pessoas com deficiência e ao público em geral.

Baixe e ouça a todas as palestras e entrevistas ocorridas na ocasião.

Palestras

Entrevistas

Autonomia da Pessoa Cega

A INDEPENDÊNCIA E A AUTONONMIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: LOCOMOÇÃO, AUTOCONFIANÇA E PROTAGONISMO.

A independência e a autonomia das pessoas com deficiência visual foram historicamente abaladas e, em alguns momentos, inviabilizadas, por sociedades as quais relacionavam, equivocadamente, a falta da visão com a capacidade de ir e vir, viver e residir só e desenvolver outras ações da vida diária.

Consciente desse contexto histórico e de sua influência ainda nos dias de hoje, a Organização Nacional de Cegos do Brasil abordou, nesse evento, a importância de construir e aplicar um programa adequado de orientação e mobilidade, ter conhecimentos das alternativas de atendimento, da importância dessa habilidade para a auto estima, empoderamento e inclusão da pessoa cega em todos os espaços que acabam, muitas vezes, por perpassar pela condição de locomoção independente.

Baixe e ouça os áudios do evento

Encontro de Jovens da ONCB

A Organização Nacional de Cegos do Brasil - ONCB, aspirando investir na formação de novas lideranças, no território brasileiro, realizará um CURSO SOBRE A INCIDÊNCIA POLÍTICA DE JOVENS CEGOS NO MOVIMENTO ASSOCIATIVISTA BRASILEIRO.

O curso foi realizado na cidade de João Pessoa – PB, no período de 28 de outubro a 02 de novembro do ano de 2014, com uma programação técnica de trinta e duas horas presenciais, para um público alvo de 50 jovens com deficiência visual, previamente selecionados que foram contemplados com financiamento parcial (hospedagem e alimentação para todo o período)

O conteúdo programático teve como foco: Retrospectiva histórica do movimento nacional e internacional de cegos; A importância da ONCB no cenário nacional na atualidade; Direitos previstos nas legislações vigentes; Qualificação, participação política e mercado de trabalho; Sexualidade e sua diversidade; Tecnologias assistivas e A importância do paradesporto como ferramenta de promoção da inclusão e da incidência política, objetivando, especialmente:

  • - Proporcionar a formação de jovens com deficiência visual identificando novas lideranças, conscientizando-os sobre a necessidade de seu empoderamento em prol da luta pelos direitos humanos e cidadania.
  • - Difundir para os jovens informações a respeito da importância da ONCB no cenário brasileiro e das organizações internacionais que militam no segmento das pessoas com deficiência visual e a relevância de seus engajamentos no movimento associativo, bem como nos movimentos sociais e nos espaços de construção de políticas públicas,no Brasil e no mundo.
  • - Motivar os jovens participantes para que sejam agentes multiplicadores nos seus espaços de atuação em condições de debater assuntos relativos aos jovens com deficiência visual tais como: educação, reabilitação, saúde, capacitação profissional, mercado de trabalho, sexualidade, dentre outros.

Baixe e ouça os áudios do evento

Participação e Controle Social no Brasil

Participação e Controle Social no Brasil: A importância do envolvimento do seguimento de pessoas com deficiência visual nos conselhos

A Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB, instituição não governamental e sem fins lucrativos, representativa do segmento das pessoas com deficiência visual no nosso país, em uma ação conjunta com sua Secretaria de Comunicação realizou no dia 20 de setembro de 2014, o Seminário online: Participação e Controle Social no Brasil: A importância do envolvimento do seguimento de pessoas com deficiência visual nos conselhos.

A ONCB justifica a realização desse Seminário por entender que esse controle, exercido pela sociedade civil organizada, sobre as políticas governamentais é salutar num país democrático, como o Brasil, acreditando que é por meio do controle social que a sociedade é envolvida no exercício da reflexão e da discussão para politização de problemáticas que afetam a vida da coletividade.

Aentidade promotora considera, ainda, que esse modelo de gestão fomenta a cooperação e a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos, pois se trata de uma ação conjunta entre o Estado e a sociedade em que o eixo central é o compartilhamento de responsabilidades com vistas a aumentar o nível da eficácia e efetividade das políticas e programas públicos.

Assim sendo, os objetivos desse Seminário, em espaço virtual, foram disseminar conhecimentos, viabilizar troca de experiências, além de promover um debate sobre o assunto em tela, contribuindo para a formação de maior consciência acerca das possibilidades de contribuição do seguimento das pessoas com deficiência visual nos espaços de participação social, para que esses tenham condições de intervir com qualidade, apresentando defesas consistentes e sugestões viáveis para os programas e ações desenvolvidas pelo poder público, em especial, quando o alvo são as pessoas com deficiência, configurando-se, assim, o exercício da construção coletiva.

Para melhor otimização do tempo , foi destinado a cada um dos quatro palestrantes convidados, 20 minutos para suas colocações, e ao final de todos os pronunciamentos, foi destinado, também, uma hora para perguntas dos participantes conectados à plenária online.

O evento contou, ainda, com a parceria do Mundo Cegal - www.mundocegal.com.br - que forneceu a estrutura técnica para a sua realização, bem como transmitiu na íntegra por meio de sua web rádio.

Baixe e ouça os áudios do evento

CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERES E ASSEMBLEIAS DA ONCB – 2014

REALIZAÇÃO: Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB.
PATROCÍNIO: Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas
APOIO: Entidades Filiadas da ONCB
PERÍODO: 22 a 27 de abril de 2014
LOCAL: Campinas - SP
Tema: Sustentabilidade e relevância social das entidades de cegos no Brasil: Avançando a partir de nossas deliberações

Baixe e ouça os áudios dos eventos

Audiodescrição

A Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB, em atendimento a uma constante demanda apresentada pelas associações afiliadas, promoveu, por meio de uma ação conjunta entre suas secretarias de comunicação e acessibilidade e ajudas técnicas, no dia 24 de maio de 2014, das 19:00 às 21:30, o Seminário online: A Importância da Audiodescrição na Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual.

O seminário contou com a parceria do Mundo Cegal que forneceu a estrutura técnica para a sua realização, bem como transmitíu na íntegra o evento por meio de sua web rádio.

Ressaltamos que o movimento de cegos organizado tem consciência da premente necessidade de contribuir para uma melhor qualificação de pessoas com deficiência visual, e que entende os ferramentais tecnológicos como grandes aliados no processo de difusão e compartilhamento de conhecimento, diminuindo distâncias e aproximando pessoas.

O objetivo desse primeiro evento de uma série que ocorreu em espaço virtual, foi difundir conhecimentos e trocar experiências, além de promover um debate sobre o assunto em tela, no afã de concorrer para formação de maior consciência acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência visual, para além de ampliar a atuação desse seguimento nos espaços de participação social, em condições de intervir com qualidade, apresentando defesas consistentes no exercício da construção coletiva de uma sociedade mais inclusiva.

Baixe os áudios do seminário

Sábado, 24 de maio de 2014

Baixe e ouça a todas as palestras do I Encontro Brasileiro de Mulheres com Deficiência Visual

 

 

Primeiro Seminário de Tecnologia Assistiva e Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual

Baixe e ouça todas as palestras na íntegra!

Quem São e o que Fazem as Entidades de Cegos no Brasil

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiencia de São Paulo, em Parceria com a Organização Nacional de cegos do Brasil ONCB e a Faculdade Paulos de Comunicação Fapcom, promoveu de cinco a nove de junho na cidade de São Paulo, o encontro nacional:

Confira abaixo o áudio de todas as atividades na íntegra.

Dia Internacional da Deficiênciano TRT-PR

A data de 03 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi comemorada no TRT da Nona Região com a realização do evento “Convivendo com a Diferença”, das 09h30 às 12h00, no Plenário Pedro Tavares Ribeiro, em Curitiba.

O objetivo foi promover o debate a respeito dos direitos das pessoas com deficiência, principalmente o direito fundamental ao trabalho.

O evento contou com a palestra do professor Romeu Sassaki, exímio militante na causa da pessoa com deficiência há mais de 50 anos e com uma dinâmica realizada pela Universidade Livre pela Eficiência Humana - Unilehu.

Palestras

A OAB POR UMA SOCIEDADE ACESSÍVEL E INCLUSIVA

Objetivo : Desenvolver ações que visem sensibilizar, conscientizar e informar à sociedade de modo geral, levando-a a entender a acessibilidade como um atributo da dignidade da pessoa com deficiência.

 

A Comissão de Acessibilidade da OAB/PR quer ampliar a discussão e o debate acadêmico com estudantes e profissionais do Direito, representantes de órgãos públicos, com a sociedade civil e outros interessados na busca da autonomia, independência e do pleno exercício do Direito de ir e vir das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Ouça na íntegra!

II SEMINÁRIO CATARINENSE DE TECNOLOGIA, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Curso de capacitação de Lideranças Sociais para Atuação em Conselhos

A APRIBEG, Associação Pró Rim de Bento Gonçalves, realizou o Curso Capacitação de Lideranças Sociais para Atuação em Conselhos, entre os dias 02 a 04 de agosto de 2012 no Hotel Dall’Onder em Bento Gonçalves.

O evento foi transmitido em tempo real pelas rádios Ponto de Vista e Mundo Cegal de forma conjunta

Em seu papel institucional, a APRIBEG, instituição que atua como representante dos doentes Renais Crônicos e Transplantados, vem proporcionar este momento de encontro e debate como uma das atividades a que se propõe.

O curso teve por objetivo capacitar pessoas, dirigentes de organizações não governamentais e seus familiares para atuarem em conselhos de saúde e outros espaços de controle social dos três estados da Região Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).

O Público Alvo do evento foram 100 pessoas com deficiências, renais crônicos e transplantados e seus familiares que tiveram a cobertura das despesas com hospedagem e alimentação

Salientamos que o evento foi patrocinado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SEGEP/MS) e pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) que além da hospedagem e alimentação, cobriu as despesas com a estrutura de desenvolvimento e execução do Evento.

Abaixo você pode baixar e ouvir às gravações de tudo o que foi transmitido na íntegra

Gravações

 

 

SEMINÁRIO INCIDÊNCIA POLÍTICA DA PESSOA CEGA NO CENÁRIO BRASILEIRO

Promoção: Organização Nacional de Cegos do Brasil - ONCB

Patrocínio: Fundação ONCE para Solidariedade com as Pessoas Cegas da América Latina – FOAL/ONCE

Apoio: Entidades afiliadas à ONCB

PERÍODO: 05 a 07 de julho de 2012
LOCAL – Porto Alegre - RS

De 05 a 07 de julho de 2012 ocorreu, na cidade de Porto Alegre, o primeiro seminário da ONCB sobre a incidência política da pessoa cega, assembléia ordinária e extraordinária da organização e, fechando com chave de ouro, o concurso Miss Brasil Deficiente Visual 2012.

A Rádio Mundo Cegal transmitiu a todos os eventos e bastidores, proporcionando não só o acompanhamento, mas também a interação dos ouvintes. Você pode baixar e ouvir tudo o que aconteceu no evento por meio dos links abaixo.

Baixe e ouça as gravações do evento

Seção solene de abertura
Fala do Dr. Pedro Pontual
Painel 2, novas formas de participação
Movimento de cegos nos Conselhos Estaduais
Movimento de cegos nos Conselhos Municipais
Assembléia Geral Ordinária da ONCB
Expec tativa dos gestores
Participação das mulheres
Breve entrevista com Carlos Ferrari
Assembléia Geral Extraordinária da ONCB
Entrevistas no início do concurso Miss DV
Concurso Miss Brasil Deficiente Visual 2012

Bibliotecas - Espaços acessíveis a múltiplos usuários.

O SENABRAILLE nasceu do idealismo de um grupo de bibliotecários com o objetivo de propiciar um espaço para a troca de experiências, para a divulgação de projetos bem sucedidos e, principalmente, realizar a análise sobre a questão do acesso à informação pelas pessoas com deficiências (FEBAB).

O Sétimo Senabraille foi realizado na Unicamp em Campinas nos dias 27-30/11/2011 e foi transmitido em tempo real pelas rádios Mundocegal e Rádio Studio RS. Abaixo, você pode ouvir as palestras que foram ministradas no evento, bem como algumas apresentações de trabalhos acadêmicos. Infelizmente, algumas palestras foram perdidas, pelo que lamentamos imensamente.

Mesa de Abertura - Deise Talarico Pupo e demais organizadores.
Maria Teresa Mantoan - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Diversidade/UNICAMP.
Martinha Clarete Dutra dos Santos - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), Brasília.
Flávio Augusto Werner Scavasin - Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, São Paulo.
Alexandre Reis - Acessibilidade, música e arte
Ana Lúcia Rocha - O Deficiente Físico no Mercado de Trabalho.
Aquibal Rubens Andrade - Soluções de softwares para Celular.
Elizabete Fedoce - Coordenadora da Área de Educação Profissional e Trabalho da APAE de Campinas.
Carlene Penha Santos - Ação inclusiva frente as tecnologias assistivas.
Kátia Soares Coutinho - Biblioteca da Escola Estadual Técnica em Saúde, no HCPA (ETS): inclusão e acolhimento.
Christiane Gomes dos Santos - Sistema Braille: uma experiência com sua notação musical.
Deise Fernandes - Experiência pessoal.
Edson Defendi - Ações da Fundação Dorina Nowil.
Fabiana Bonília - Instituto de artes da Unicamp.
Gabriela Silva - Biblioteca acessível: o bibliotecário como mediador de leitura.
João Dabreu - A importância da participação da pessoa com deficiência visual nos pré-testes e testes da Maquete Tátil Sonora do Projeto Rota Acessível.
Júlio Cesar Pires - Gerente técnico da Tecassistiva.
Leondeniz Freitas e Fernando Zamboni - Audioleitura, oficina sobre criação e manutenção de web rádios.
Paulo Victor de Oliveira - Comunicação homem-máquina.
Rafael J. Pinto - O Laboratório de Acessibilidade da Unicamp como “agente democratizador da informação”: com a voz os atores da inclusão.
Ruth Cezarino da Silva - As técnicas da inteligência emocional que poderão ser aplicadas no atendimento a usuários com deficiências em Unidades de Informação.
Valéria Silva e Margarete Olegário - Memórias e relatos do cotidiano: a mudança no ensino inclusivo a partir das tecnologias assistivas.
Viviane e Elenice - Fundação Bradesco.
Wilson Zatera - Instituto de Artes da Unicamp.

Lei de Cotas - Brasil Inclusivo

Encontro alusivo ao dia nacional da luta da pessoa com deficiência, promovido pela comissão de acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, com o tema O Brasil e a Justiça do Trabalho em Prol da Sociedade Inclusiva. O evento foi realizado em 20/09/2010 e transmitido integralmente e em tempo real pela rádio Mundocegal. Abaixo, você pode baixar e ouvir todas as palestras realizadas, bem como perguntas e participações.

Início - abertura das mesas e painéis
Fala do então presidente Nei José de Freitas
Apresentação musical dos Meninos de Angola
Abertura do primeiro painel
Marco Pelegrini
Sirlei Vilhalva
Moisés Bauer
Marco Pelegrini II
Vinícius - Depoimento
Perguntas
Rosani Suzin - Poema em Libras
Teresa Gosdal
José Simão
João Edson
Cássio Colombo
Ricardo Tadeu - Encerramento